O que há de novo?
Loading...

Tratamento contra manchas e espinhas utilizando o ácido retinóico, hidroquinona e fluocinolona.

Eu estou fazendo um tratamento usando hidroquinona, ácido retinoico e fluocinolona. É uma pomada que serve para acabarem com as espinhas, manchas na pele ocasionada pelo sol e pequenas rugas. É um tratamento que deve ser seguido a recomendação do dermatologista a risca. É um procedimento agressivo que deve ser realizado somente à noite no horário de dormir. É preciso utilizar a pomada em todo o rosto para evitar manchas, evitar passar na área dos olhos, por ser uma pele mais sensível e dormir com a pomada sob a pele. Na manha seguinte é preciso lavar bem o rosto com sabonete cremoso sem deixar resíduo da pomada, em seguida secar com uma toalha sem esfregá-la e passar imediatamente o protetor solar.

Quando estiver com a pomada sobre a pele não pode ter contato com a luz do sol, de luz fluorescente e nem com a tela do computador, para evitar queimá-la, pois estará sofrendo uma mudança de pele, pois este tratamento a faz descamar, ficar vermelha, arder um pouco e ficar bastante sensível no começo do tratamento. Por isso, quando a pele começar ficar muito sensível é necessário intercalar a pomada dia sim e dia não para evitar a sensibilidade. É importante o uso de filtro solar fator de 30 no mínimo e passar em intervalos de 2 horas todos os dias. Evitar se expor ao sol para não ocorrer o risco de aparecer mais manchas e estragar a sua pele. É importante seguir a risco a recomendação do dermatologista e utilizar a pomada por completo e não se deve parar o tratamento para assim conseguir o resultado mais satisfatório.


Vamos a resenha sobre o que estou sentindo no momento do tratamento:

Eu comecei a fazer este tratamento no dia 18 de março de 2011. Estou sentindo uma leve ardência, a pele começou a descamar e sem falar no tom avermelhado que ela se encontra, quando acabar o tratamento, eu vou postar o antes e depois e relatar o que eu sentir e como minha pele ficou. Dizem que os resultados são surpreendentes, espero que minha pele fique sem essas manchas que veio a parecer alguns meses por conta da minha exposição excessiva aos raios solares sem o filtro solar, não se deve fazer isso em hipótese alguma, recomendo a vocês sempre usá-lo mesmo para aquelas pessoas que tem a pele oleosa e com muitas espinhas. Se esse for o seu caso prefira o filtro solar em gel.

Pois bem, depois de muito tempo. Hoje eu volto para contar a minha experiência sobre a pomada. Vamos à resenha.

Eu não posso dizer que tenho uma experiência final, pois ainda faço o uso da pomada quando aparecem algumas espinhas, eu não fico mais sem ela. A minha é manipulada na farmácia. Hoje é dia 26 de janeiro de 2013, mas conseguir clarear as manchas e acabar com as espinhas em 5 meses de uso, mas faço a manutenção até hoje em dia.

Vou fazer um breve resumo para vocês.

Depois de minha pele ficar vermelha, eu comecei a sentir uma leve ardência. Por isso, é importante não pegar qualquer luz solar e se deve usar protetor solar fator 30 no mínimo todos os dias. Quando senti minha pele arder e com muita vermelhidão eu intercalei dia sim dia não, ou até dois dias para a pele acalmar, depois disso a pele do rosto começou a descamar nos locais onde passei a pomada, como eu passei por todo o rosto exceto ao redor dos olhos, então a minha pele descamou por completo, onde tinha mais manchas ou espinhas tive uma concentração maior de descamação. Depois de várias noites usando a pomada a pele ficou muito vermelha como se tivesse com insolação e isso é normal, mas assusta, viu! Depois de algum tempo de uso começou a clarear as manchas e as espinhas sumiram por completo até as mais difíceis como as espinhas internas. No meu caso eu precisei usar 3 pomadas para meu rosto ficar totalmente sem oleosidade, sem manchas e espinhas. A pele ficou com pele de bebê sem nenhuma mancha, pois tive uma renovação da pele. Por isso, é proibido pegar sol, pois a luz solar pode queimar a pele nova e acabar manchando ainda mais o rosto. As partes onde eu tinha mais espinhas eram no queixo e no pescoço, no pescoço apareceram espinhas internas, além de ser feias doía muito, agora o que levou mesmo a ter coragem de usar a pomada foi por causa da minha testa que estava com uma mancha enorme de cima a baixo horrível e ao redor dos olhos. A pomada é muito boa e o resultado é surpreendente, mas tem esses contratempos que não pode pegar sol, se não a pele pode manchar, a ardência incomoda um pouco, a vermelhidão também assusta e dormir com a pomada no meu caso em gel no rosto também é chato, mas em compensação a pele fica macia, lisa e sem nenhuma mancha claro se e seguir o tratamento a risca.

Dicas importantes:

Não desista do tratamento mesmo sendo difícil de aguentar o desconforto, pois ao final sua pele vai ficar lisinha sem manchas e sem espinhas, eu esqueci-me de mencionar, nunca arranque a pele descamada. Ela irá sair quando você lavar o rosto, e ao secar não esfregue a toalha somente pressione para não ferir a pele que está frágil, quando acabar o tratamento essa sensação de pele sensível desaparecerá. Os sintomas de pele sensível, descamando, ardência e vermelhidão são normais, agora se tiver outros sintomas procura um dermatologista porque com a pele do rosto não se brinca, e o mais importante não pegue sol de jeito nenhum até acabar o tratamento e use sempre filtro solar principalmente nessa faze de descamação. Esqueci-me de mencionar que também elimina algumas marcas de expressão como da testa e pés-de-galinha.
Eu até pareço uma velha (tô quase lá kkkkk) quando tenho que sair de casa eu sempre estou de sombrinha e filtro solar. Espero não ter manchas nunca mais.


Depois de algum tempo voltei no post para mostrar como a minha pele está depois do tratamento com a pomada. Hoje é dia 23 de Agosto de 2014

O protetor solar é fundamental para você ter sucesso no tratamento, mas como eu me descuidei um pouco minha pele voltou a ter umas manchinhas abaixo do olho e poucas manchas na testa, mas bem poucas.
Desculpe-me o cabelo horroroso, mas estou em transição capilar e sair do alisamento é uma tarefa complicada só a longo prazo que o cabelo dá uma melhorada.

Hoje é dia 6 de Outubro de 2014 e recomecei meu tratamento contra as manchas. Quando acabar o processo de clareamento eu postarei uma nova foto. 


Nessa última vez que passei a pomada não pude evitar, mas tive uma exposição inapropriada do sol e manchei bastante o meu rosto e comecei novamente o tratamento dia 13 de Maio de 2015 desta vez eu espero concluir o tratamento sem contratempos. 


Um conselho importante se não tiver como evitar a exposição ao sol não use essa pomada, a pele fica sensível aos raios solares. Desta vez é a minha última tentativa de eliminar minhas manchas. Se não der certo não a usarei mais, é bastante desgastante fazer esse tratamento. 


Obs.: As manchas não estão iguais a da primeira foto, estão mais claras, mas ainda me incomoda. Não postei foto porque as manchas não apareceram na imagem.

Provavelmente em julho eu termino o tratamento e vou tomar coragem e gravar um vídeo mostrando o meu rosto e o resultado final. 

Atualizando o post, hoje é dia 06 de Agosto de 2015

Eu decidi gravar um vídeo e mostrar o resultado final.
Assista o vídeo:


Sempre que eu fizer um tratamento para clarear as minhas queridas manchas eu retornarei aqui nesse espaço. 

Pois bem, hoje é dia 11 de Setembro de 2015 eu volto para dizer que irei tentar mais uma vez eliminar essas manchas que eu mostrei no vídeo e caso eu consegui eliminá-las farei outro vídeo mostrando o resultado final. 


Desta vez, eu vou usar uma pomada sem ser manipulada, no meu caso será a Vitanol - A (Tretinoina 0,25 mg/g). 

E depois retornarei para descrever como minha pele está reagindo ao tratamento.
A saga continua...

Hoje é dia 17 de Outubro de 2015.
Quase 1 mês de tratamento. O que eu posso dizer é que a mancha deu uma leve clareada, mas ainda é perceptível, então eu decidi comprar a pomada Vitanol-A creme tretinoína 1 mg/g, quer dizer, a concentração é bem maior.

Como eu já estava fazendo o tratamento com outra pomada, a minha pele não teve nenhuma reação (ardência, vermelhidão, descamação). 
No decorrer do tratamento eu retornarei.

Hoje é dia 26/04/2016.
Como prometido eu voltei para dar um parecer sobre a minha pele, pois bem, eu definitivamente desisti de clarear as manchas usando produtos com ácidos. É impossível evitar o sol, quando você pensa que conseguiu clarear infelizmente acontece um contratempo e lá vai você pegar sol e dessa vez a coisa foi bem desastrosa. Eu sou uma pessoa como a maioria dos brasileiros de situação financeira baixa e fui me aventurar a ser ajudante de pedreiro "a família toda entrou na farra" (aumentando o muro e rebocando o restante que faltava na casa) para agilizar o serviço (foi em Março). Eu usei protetor solar fator 60 e mesmo assim foi um "desastre", a testa queimou bastante e o lado direito do meu rosto também ficou bem feio, mas com o decorrer dos dias a pele foi amenizando o tom, mas é bem visível ainda. 

Eu assisti uma reportagem dizendo que alimentação pode ajudar a evitar o melasma e até uniformizar a pele. Eu comecei a ingeri vitamina C, eu tenho comido bastante frutas, principalmente, mexerica para alguns tangerina e tenho notado a pele mais vistosa. 

Eu irei gravar um vídeo do mesmo jeito do outro para mostrar para vocês. 

Veja ao vídeo:

 Aguarde...

Nesse vídeo é sobre cabelo, mas quem tiver interesse em ver meu rosto depois que comecei a ingerir vitamina C. 
Eu não uso maquiagem, minha pele está natural.   
Obs.: Eu não faço mais uso de ácidos para tratamento para clarear manchas. 


13 comentários: Leave Your Comments

  1. Respostas
    1. Oi Rhayani FERREIRA CORDEIRO,
      Obrigada pela visita.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  2. Oi Luh! Gostaria de saber especificamente qual o nome do produto que você usou pra clarear, por favor. Obrigado, fofa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juca Balla,
      A pomada que eu usei não tem marca, ela foi manipulada e os componentes existente são ácido retinoico, hidroquinona, fluocinolona e gel, mas é preciso saber a porcentagem de cada item e isso vai depender de grau de manchas e espinhas. Você pode se informar em uma farmácia de manipulação, mas o indicado é fazer uma consulta a um dermatologista.
      Espero ter ajudado.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Olá Luciana! Minha dermatologista me passou tratamento com hidroquinona também, além de ácido retinóico e alfa-bisobolol na fórmula, e me indicou que usasse à noite intercalando os dias e usasse muito protetor solar. Mesmo fazendo isso, estou com um pouco de medo dos efeitos colaterais que vejo pela internet e em artigos médicos: manchas bem piores que as anteriores. Não tenho lá muitas manchas, só mesmo porque eu mexia nos cravos que tinha há um tempo... Gostaria de saber como está a sua pele agora depois de bastante tempo que você fez o tratamento. Vale mesmo à pena? Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle Medeiros,
      Desculpa a demora em responder.
      Se você proteger sempre a sua pele com protetor solar vale a pena sim. A pele fica bem lisinha e sem manchas, só não pode descuidar.

      Em quesito clareamento, espinhas e oleosidade sim essa pomada é bastante eficaz, mas como tudo não é essa maravilha toda vêm os contratempos, você terá que passar um bom tempo usando protetor solar e se por aventura esquecer-se de passá-lo pode sim queimar a pele por culpa dos raios solares e ter algumas manchas, no meu caso confesso que dei uma descuidada, pois não estava protegendo como deveria e à parte da bochecha teve uma escurecida não é igual à da foto, pois está mais clara, na testa também voltaram algumas manchas. Você deverá proteger sua pele e evitar contato com sol forte, mesmo depois do tratamento. Para você ter uma ideia nesse tempo que postei esse post eu já usei mais 2 vezes a pomada, pois sempre reaparece algumas manchas, em relação as espinhas raramente aparece uma em volta do queixo e oleosidade tenho bem menos que antes de usá-la. Postarei uma foto no post para você conferir, ok!
      Qualquer duvida só perguntar.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi linda. Uma dúvida, usei a pomada só duas vezes e meu rosto ficou muito vermelho, vi no seu post que é normal mas não vou usar mas, queria saber se o vermelhidão vai sair logo e se a pele vai descamar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline Alves Viana,
      O vermelhidão vai sair aproximadamente em 3 dias.
      Eu não posso afirmar, mas acho que não vai descamar a não ser se sua pele for muito sensível.

      Pelo amor de Deus, mesmo não usando mais a pomada eu te aconselho a não pegar sol aproximadamente 5 meses para sua pele não manchar e proteja-a com protetor solar.

      Eu estou sofrendo demais com as minhas manchas. As vezes eu paro e penso se foi a decisão certa em passar essas pomadas.

      Obrigada pelo comentário e pela visita.
      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  7. Oi linda. Uma dúvida, usei a pomada só duas vezes e meu rosto ficou muito vermelho, vi no seu post que é normal mas não vou usar mas, queria saber se o vermelhidão vai sair logo e se a pele vai descamar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. O querida começei a usar hoje essa pomada,por que estou com pouco de melasmas no nariz e pequena camada na bochecha ,gostaria de sabe se a luz do celular faz mal? Há mais uma coisa quanto durou o seu tratamento? E vc usou depois dessa pomada outra coisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,
      Você leu esse post completo?
      Se não, eu aconselho a ler.

      Eu não indico hidroquinona e nem acido retinoico nem para minha pior inimiga.
      Não vale a pena usar não.

      O tratamento funciona sim, as manchas somente completamente, mas se você tiver um descuido as manchas voltam piores. Então, você terá o protetor solar como seu melhor amigo por muito tempo.

      Foi um dermatologista que te indicou?
      Caso for, use conforme orientação do seu medico.

      Agora, se você está usando por indicação de alguém. Então, use somente no local das manchas, a noite.
      Ao amanhecer lava bem a pele, use protetor solar e em hipótese alguma se exponha ao sol até o fim do tratamento ou melhor dizendo, fique muito tempo depois do tratamento sem ver a cor do sol.

      Eu não posso afirmar se a luz do celular faz mal, mas na duvida use protetor solar quando tiver manuseando o celular.

      O tratamento em si demorou 3 meses e as manchas sumiram completamente.
      Infelizmente eu usei no rosto inteiro (somente não passei a pomada em volta dos olhos), eu me descuidei depois do fim do tratamento (um ano depois) e as manchas apareceram em outras áreas do meu rosto.

      Eu fiz esse tratamento 5 vezes (durava 2 a 3 meses e depois de 1 ano, eu voltava a aplicar) foram 5 longos anos insistindo com a hidroquinona e acido retinoico.
      Até que um belo dia eu decidi aceitar as minhas manchas e parei de usar essas pomadas para clareá-las.

      Se eu posso te dar um conselho, não use.

      Sabe o que realmente é bom para amenizar o melasma?
      O melasma deve ser tratado de dentro para fora e a melhor coisa para uniformizar a pele é se alimentar de forma correta e a vitamina C é excelente para acabar com as manchas, come frutas, legumes e verduras com vitamina C.
      Eu te garanto que é a melhor coisa a fazer.

      Qualquer duvida é so perguntar.
      volte sempre!

      Excluir

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!

As informações fornecidas no Blog da Luh Fernandez são para simples referência. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde e nada substitui a palavra de um especialista.
Copyright © 2018 Todos os direitos reservados pertence a Luh Fernandez. Proibido Reprodução. Tecnologia do Blogger.