O que há de novo?
Loading...

Aprenda a fazer óleo de coco caseiro

O óleo de coco contém propriedades antioxidantes e hidratantes, além de ser ótimo para saúde também auxilia no emagrecimento.
O óleo de coco está sendo utilizado na cosmética, sendo usado nos cabelos auxiliando em seu tratamento como: hidratação, fortalecimento, reconstrução capilar, crescimento, queda e quebra dos fios e tratamento do couro cabeludo, entre outros benefícios.
Não vou me aprofundar sobre os benefícios do óleo de coco, pois a matéria é como extrair o óleo da fruta. Temos duas maneiras de fazer o óleo de coco.

A primeira é mais demorada e deve ser feito utilizando a geladeira esse método é o mais indicado, pois o óleo conserva as suas vitaminas e nutrientes sem nenhuma alteração, pois não sofre nenhum tipo de saturação, já utilizando o fogão é mais fácil, mas perderá alguns nutrientes por está sendo fervido em temperatura alta, mas os dois são excelentes e são puros sem aditivos, então vamos para o passo a passo.

Quando for fazer as receitas é preciso utilizar no mínimo 3 cocos para uma quantidade de 60ml de óleo, pelo menos foi isso que eu conseguir extrair, pois vai depender do tamanho do coco e etc.

O que você vai precisar para fazer o óleo de coco:
- Coco seco
- Faca
- Liquidificador
- Pano de prato úmido e limpo
- Geladeira
- Fogão
- Garrafa pet de plástico
- Recipiente com tampa hermética para guardar o óleo

Como extrair o leite de coco para fazermos os óleos:
- Retire a água do coco usando um dos três furos, fure-o e coloque a água em um recipiente.
- Reserve essa água.
- Quebra a casca da melhor maneira que encontrar (jogue no chão, com martelo etc)
- Retire a polpa da casca dura que o envolve com auxilio de uma faca.
- Fica o seu critério, se desejar retirar a parte marrom do coco o óleo ficará incolor, com a casca ele ficará amarelo.
- Corte o coco em pedaços pequenos.
- Com auxilio de um liquidificador bate toda a polpa usando a água de coco, mas lembre-se faça em pouca quantidade para ser mais fácil de bater, caso a água de coco não for o suficiente pode acrescentar água mineral, mas essa água é para facilitar na hora de triturar o coco com o auxílio de liquidificador, não exagere na quantidade de água para na hora do preparo não ser muito demorado.
- Coar com o auxilio de pano de prato, a massa deve está bem cremosa, espreme bem o pano para sair o leite de coco. Faça esse procedimento até extrair todo o leite.
- O coco ralado que sobrar guarde-o para fazer doces gostosos.
Obs.: Esse procedimento será feito para quem deseja fazer os dois tipos de óleos.
Agora começará as etapas diferentes:


Como fazer óleo de coco usando a geladeira.
 (Prensado a frio)
- Despeje o leite de coco em um recipiente com tampa, mantenha-o em um local escuro, pode ser dentro de um armário. O leite deve fermentar por 48 horas.
- Depois desse tempo, despeje o leite de coco em uma garrafa pet de 2 litros vazia e limpa. Guarde-a em um local que tenha a temperatura próxima de 24ºC, por aproximadamente 8 horas para que o óleo se separe naturalmente do leite. Para conseguir chegar essa temperatura embrulhe a garrafa em uma toalha e coloque-o dentro de um armário.
- Depois desse procedimento, retire a tolha e coloque a garrafa na geladeira por 3 horas, cuidado para não balançá-la, após esse tempo, o óleo estará solidificado, remova a garrafa e corte-a bem acima do óleo. Esse procedimento facilitará a retirada do óleo solidificado com uma colher, não confunda o óleo com o creme.
- Coloque o óleo solidificado em um recipiente com tampa e deixe-o descansando em temperatura ambiente para voltar a ficar líquido novamente.
- Está pronto o óleo prensando a frio, utilize-o como desejar.


Como fazer óleo de coco no fogão (método de fervura)
O procedimento para extrair o leite é a mesma forma explicada acima, então vamos extrair o óleo.
- Coloque o leite extraído em uma panela alta para cozinhar em fogo médio até ferver não mexa o preparo.
- Esse procedimento deve ser feito por 30 minutos a 1 hora em média, espere a água evaporar por completo.
- Quando chegar à etapa do óleo se separar aparecerá no fundo da panela um creme coalhado, esse creme começará a endurecer e queimar, isso é normal. O óleo será completamente separado dos pedaços queimados.
- Somente retire o óleo quando você ouvir o barulho de óleo fritando é exatamente nessa hora que estará pronto para ser despejado em um recipiente de vidro com tampa, não misture o óleo, somente despeje-o.
Está pronto para ser usado da forma que desejar.


Veja ao vídeo com passo a passo e técnica diferente. 




0 comentários:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!

As informações fornecidas no Blog da Luh Fernandez são para simples referência. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde e nada substitui a palavra de um especialista.
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados pertence a Luh Fernandez. Tecnologia do Blogger.