O que há de novo?
Loading...

Condiloma acuminado ou HPV

O condiloma acuminado, conhecido também como crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível causada pelo Papiloma vírus Humano (HPV) e caracteriza-se por verrugas na região genital, de tamanho variável.
Tanto o homem, quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus e não apresentar sintomas. A principal preocupação é que, nas mulheres, o HPV está associado ao câncer de colo de útero. Por isso, é importante fazer regularmente o exame preventivo do câncer do colo, conhecido como papanicolau.
Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV. E 40 deles podem infectar o trato genital. É bom ressaltar que a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer.

Sinais e sintomas
Verrugas com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis em qualquer local da genitália. No homem, sua ocorrência é maior na ponta do pênis e, na mulher, na vagina, vulva, região perianal e colo do útero.
E atenção! O HPV pode estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente no colo do útero, mas podem aparecer também no pênis ou no ânus.

Formas de contágio 
A infecção pelo HPV é muito comum, pois esse vírus é transmitido pelo contato direto com a pele contaminada, ainda que essa não apresente alguma lesão visível. Por isso, é necessário muito cuidado!
A transmissão pode ocorrer durante o sexo oral e ainda existe a possibilidade da contaminação por meio de objetos como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras. Entretanto, quando a pessoa apresenta os sintomas, o risco de transmissão é muito maior, já que essas verrugas têm grande capacidade de transmitir o vírus.

Prevenção
O uso da camisinha durante a relação sexual impede a transmissão do vírus entre 70% e 80% dos casos. Sua efetividade não é maior devido à possibilidade de o vírus estar alojado ao redor dos órgãos genitais.
Recentemente, foi criada a vacina contra alguns tipos do HPV. Esta serve para criar defesas no organismo contra esses tipos de HPV e tem sido indicada para mulheres jovens (de 9 a 26 anos), principalmente antes do início da vida sexual. Entretanto, ainda faltam inúmeros dados quanto ao uso da vacina (por exemplo, se precisa de reforço ou não) e quanto sua eficácia. Por isso, a vacina ainda não está disponível como medida de saúde pública.
E fiquem ligados! Na maioria das vezes os homens não manifestam a doença. Ainda assim, são transmissores do vírus. Quanto às mulheres, é importante que se faça o exame de prevenção do câncer do colo, conhecido como "papanicolau" ou preventivo, regularmente.

Tratamento
O tratamento do condiloma acuminado consiste em remover as lesões. Todas as opções terapêuticas apresentam falhas, podendo haver retorno das lesões. Mas é possível evitar o reaparecimento com medidas simples: higiene adequada, tratamento de infecções genitais associadas, tratamento dos parceiros sexuais e não transar durante o tratamento. Manter a boa imunidade da pessoa, ou seja, as defesas do organismo, é essencial para a boa resposta ao tratamento. Portanto, cuide da sua saúde constantemente!




0 comentários:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- Comentários com links irão para uma avaliação para ser aceito, caso não for aceito serão excluídos
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!

As informações fornecidas no Blog da Luh Fernandez são para simples referência. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde e nada substitui a palavra de um especialista.
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados pertence a Luh Fernandez. Tecnologia do Blogger.